As sensações e significados das cores
As cores exercem grande influência sobre nós humanos. Contudo, essa influência depende muito do impacto psicológico que elas têm sobre nós. Uma casa bem decorada e com a correta aplicação das cores, considerando sua luminosidade e saturação, sem dúvida reflete a personalidade do proprietário.
As diferentes cores de tinta e mesmo de objetos provocam sensações psicológicas diferentes, instigando sentidos, habilidades de comunicação ou mesmo favorecendo um humor mais calmo ou agressivo.
Esperamos, que o auxílio desse post, lhe ajude a escolher as cores ideais para o seu ambiente, considerando as sensações produzidas pelas cores até então já estudadas.
Veja abaixo um resumo do significado de algumas cores, seguidos de exemplos de decoração.
Amarelo
Uma cor clara de grande proximidade ao branco, considerada cor da luminosidade e da juventude, o amarelo transmite energia e estimula a concentração, comunicação e inspiração.
O amarelo é ideal em áreas de alimentação, como cozinha e sala de jantar, pois estimula o apetite. Outra dica, é utilizá-la para esquentar e iluminar locais frios.
Branco
Fisicamente falando é a cor resultante de todas as cores da matriz do espectro solar. O branco traz sensação de limpeza, claridade e amplitude, contribuindo com luminosidade e simplicidade ao ambiente.
Pode ser usado para potencializar as outras cores da decoração do ambiente e trazer uma “sensação clean”.
Azul
Por ser considerada uma cor relativamente escura, provoca também sensação de frio e repouso. Deve-se ter cuidado com o tom de azul pois pode também deprimir ao fim de algum tempo. Entretanto, o azul em sua tonalidade mais clara, traz sensação mais alegre, mas deve ser aplicada aliada a outras cores, pois sozinha pode causar monotonia e sono.
É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes. Em lugares frios deve ser evitada pois aumenta a sensação de tristeza e frio.
Cinza
Símbolo de equilíbrio e solução de conflitos, resultado da união entre preto e branco, nos ambientes internos vale mesclar o cinza com detalhes ou objetos coloridos dando um tom jovem à decoração.
Contudo, é uma cor passiva, sem vida, não relaxa nem anima, não interferindo nas sensações.
Laranja
Comparada ao amarelo, essa cor também aquece e alegra os espaços; estimula a comunicação, criatividade e também o apetite, porém em maiores proporções. Também pode ser utilizada em cozinha ou sala de jantar.
Marrom
Geralmente essa cor é utilizada através dos tons de madeira e revestimentos, uma cor realista, que não vulgariza, e nem brutaliza, representando os pés no chão. Exprime compactação, doença, sensualidade, desconforto, pesar, melancolia, vigor e resistência.
Transmite conforto e estabilidade e é excelente para diversas combinações em suas tonalidades – desde o bege ao marrom mais escuro.
Preto
Representada pela ausência de luz, sugere morte, algo trágico, luto, infortúnio, noite, fim, solidão, porém aplicada de um jeito certo, pode vir a mostrar elegância, distinção, elegância e sofisticação. É uma cor grande coringa quando usada nos detalhes, para destacar cores fortes ou combinado a cores neutras.
Rosa
Cor do amor incondicional e da felicidade, o rosa é predominantemente feminino, está associado ao romantismo e transmite simpatia e delicadeza aos ambientes.
Roxo
A cor roxo transmite misticismo, meditação, sonho, igreja, fantasia, mistério, delicadeza, sendo a tonalidade de lilás remetendo a sensação de magia. Ela está associada às transmutações e ciclos de mudança, ao luxo, sobriedade e feminilidade.
Verde
A onda de luz da cor verde atinge nossos olhos sem necessidade de ajustes, pois não é muito curta nem muito longa. Isso faz com que ela seja associada ao equilíbrio, e traga sensação de bem-estar. É a cor da natureza, da fertilidade e do crescimento. Ótima para renovar as energias, também está associada à boa saúde.
Vermelho
O vermelho é uma cor poderosa, pois tem a propriedade de parecer estar mais perto do que realmente está, e com isso chama nossa atenção facilmente. Forte e marcante, é uma cor que traz vitalidade e eleva a autoestima nas pessoas e nos ambientes. A dica é mesclar diferentes tons para não sobrecarregar o espaço.