Diferença entre Textura e Grafiato
Está construindo ou reformando, e gostaria de garantir um efeito surpreendente em sua decoração? Entre diversas combinações possíveis de cores disponíveis, surge então outra dúvida, qual tipo de acabamento utilizar? Através desta dica, gostaríamos de esclarecer algumas peculiaridades de dois tipos de acabamentos tão conhecidos atualmente, Textura e Grafiato. Existe diferença entre eles? Apesar de apresentarem composições um pouco semelhantes, a principal diferença entre Grafiato e Textura é devido ao efeito visual atribuído a cada um deles. O Grafiato apresenta um aspecto rústico, de ranhuras, que pode ser verticais, horizontais ou circulares. Enquanto a textura pode se apresentar de formas variadas, que se adequa ao seu gosto de acordo com a ferramenta utilizada. Grafiato Textura
Como é feita a aplicação?
A aplicação tradicional do Grafiato é feita com desempenadeira de aço e PVC. Por outro lado, a Textura apresenta maior versatilidade na aplicação, podendo ser utilizado espátulas, rolos, vassouras, entre outros, na qual irá definir uma maior variedade no aspecto final. Entre todas, para Textura encontra-se a mais comum aplicação, através do rolo de espumas texturizadas.
Textura
Grafiato
Qual delas é mais barata?
Ambas apresentam preços semelhantes, entretanto podem apresentar diferenças no consumo por metro quadrado em sua obra. O rendimento médio do Grafiato é de 3,5 à 4,0 Kg/m2 e a Textura apresenta um consumo menor em torno de 1,5 à 2,0 Kg/m2, o que poderá trazer um menor custo para sua obra.
Interno ou externo?
Tanto Grafiato quanto a Textura apresentam um excelente potencial decorativo, e propiciam uma impressão de contrastes nos ambientes. A principal característica deles é uma maior resistentência a infiltração e umidade, comparada às tintas tradicionais. Independentemente poderão ser aplicadas em áreas internas ou externas, garantindo um resultado muito atraente, moderno, e que tem a capacidade de melhorar o aspecto visual.